As 05 etapas para o gerenciando de crises nas empresas.

Gerenciando as Crises.

Entendendo a importância.

O gerenciamento de crises ainda é mal compreendida como importante nos processos internos das empresas, mas com exemplos das cheias ocorridos em maio de 2024 no Rio Grande do Sul, será importante as empresas começarem a pensar no assunto.

Ele é crucial para garantir a sustentabilidade nos cenários adversos, pois permite que os gestores tomem decisões com base em critérios previamente identificados, proporciona agilidade e assertividade nas respostas para o retorno mais rápido da normalidade, com menor prejuízo possível.

O que são crises.

Antes de tudo, é  preciso olhar e analisar os cenários que podem ser emblemáticos para a empresa. De um modo geral, as crises podem ser categorizados por áreas, mas cada uma com suas diferentes características e estratégias de mitigação, são exemplos:

  • Operacionais estão relacionados a falhas nos processos internos, sistemas ou erros humanos, que podem levar a perdas financeiras ou danos à reputação da empresa.
  • Estratégicos referem-se a decisões que podem afetar a direção e os objetivos da empresa, como mudanças no mercado ou na concorrência.
  • Financeiros envolvem a gestão de recursos financeiros e a exposição a fatores como flutuações cambiais, taxas de juros e liquidez.
  • Cibernéticos têm se tornado cada vez mais relevantes, com o aumento de ataques cibernéticos que podem comprometer dados sensíveis e infraestruturas críticas.
  • Conformidade estão associados ao cumprimento de leis e regulamentos, onde o não cumprimento pode resultar em multas e sanções legais.
  • Ambiente de trabalho incluem questões de saúde e segurança que podem afetar os funcionários e as operações da empresa.
  • Patrimônio que estão relacionadas a imagem, roubos de tecnologias ou outros bens, incêndios, terrorismos ou invasões.
  • Catástrofe naturais que relacionam como ocorrencias de vendavais, enchentes e desmoronamentos que podem afetar a operação.
  • Limítrofes são aqueles que envolvem a comunidade em torno da empresa que podem ser atingidos caso ocorra alguma falha que possa ultrapassar os limites da empresa.

Começando o gerenciamento de crises.

É o conjunto de estratégias para garantir a sobrevivencia da empresa em momento conturbado e desafiadora que são causados por diversos fatores internos ou externos para fazer o enfrentamento destes problemas de modo mais acertivo e em curto espaço de tempo.

Após determinar os possiveis cenários é necessário fazer a identificação, análise e mitigação destas incertezas que podem afetar negativamente os objetivos e operações da empresa.

Para a atividade de identificação, deve-se utilizar ferramentas estruturadas que devem ser alimentadas por vários departamentos com objetivo de identificar uma ampla gama de riscos com base nas diversidades e experiencias das pessoas da organização.

Algumas ferramentas para esta atividade:

  • Brainstorming com membros de diferentes departamentos.
  • Matriz SWOT, que ajuda a identificar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
  • FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha) e o Diagrama de Ishikawa, para rastrear a origem dos riscos e entender como eles podem impactar a empresa.
  • A Process Hazard Analysis (PHA) é uma metodologia conhecida e adotada por indústrias por envolver uma variedade de ferramentas qualitativas e quantitativas na avaliação de riscos. Conheça os pontos abordados nesse método:

HAZID: levantamento qualitativo de perigos, quando se discute e analisa os potenciais riscos que atingem funcionários e a comunidade. Aqui também entram situações naturais. 

QRA: nessa fase, o projeto passa por uma análise profunda quantitativa de riscos. Isso significa que será feito um levantamento numérico de possíveis acontecimentos e as probabilidades são pautadas.  

HAZOP: análise da viabilidade do projeto. A empresa deverá discutir como operacionalizar tudo que foi levantado de forma qualitativa e quantitativa.  

Lembrem-se que o gerenciamento de crises não é um processo estático e requerer monitoramento e revisões contínuas para se adaptar às mudanças que ocorrem ao longo do tempo.

Tratando as crises.

Depois de concluído a fase anterior, a próxima etapa é o desenvolvimento de estratégias para gerenciar as crises identificadas, com as seguintes sugestão de soluções ou ações:

  • Seguro para transferência de riscos.
  • Mitigação de riscos com alterações dos processos para reduzir a probabilidade de ocorrência.
  • Aceitação de riscos, quando os custos de mitigação superam os benefícios.
  • Planos de contingência para responder rapidamente a eventos adversos, minimizando assim o impacto negativo nos negócios.

Implementando a gestão de crises.

Com as estratégias definidas é necessário desenvolver as politicas para o controle das crises.

É importante começar com seus recursos internos: humanos e materiais e buscar os recursos externos na medida em que o plano avança ou para alguma necessidade especifica.

Nesta etapa, é importante segmentar cada estratégia em passo a passo para torna-los  realizaveis sem sobrecarregar as equipes.

Os planos devem prever estratégias de prevenção, controle e medidas para o enfrentamento de diferentes cenários, sendo exemplo:

  • Listas de contatos;
  • Telefones de emergencias;
  • Comunicados internos e externos;
  • Alternativas para comunicações.

Com estas ações estabelecidas, todos os niveis da empresa devem ser capacitadas para entenderem claramente o seu papel durante a crise, de acordo com as suas responsabilidades.

Também é recomendado realizar simulados das crises para certificar se o plano desenhado está adequado para a mitigação do evento conforme o previsto. Após faça análise dos resutlados e promova as melhorias do seu processo de gestão de crises.

Quais seus benefícios.

O gerenciamento de crises é essencial para superar as adversidades que possam afetar o seu negócio  a qualquer momento de forma muito mais rápida, por estarem preparados para tomarem descisões previmentes pensadas,  portanto, atitudes mais assertivas nestes momentos difíceis.

Estar preparados pelo gerencimento de crises, não apenas evita perdas maiores, mas também identifica oportunidades que podem surgir em tempos de incerteza, portanto investir em um robusto sistema de gerenciamento de crises é investir no futuro da empresa.

Para saber mais, acesse:

Quais os 02 preços na gestão em segurança do trabalho? — Athos Assessoria

 

Eng Bozzetto - Especialista em Segurança do Trabalho

Resolvemos seus problemas com excelência e inovação, para qualquer tamanho de empresa e personalizado para sua necessidade e em qualquer lugar.    

Eng. Bozzetto

Posts Recentes
Nossos Serviços

Assistência Organizacional

Assistência em Pericias

Projetos de Segurança no Trabalho