Logo Athos Assessoria

10 DESAFIOS DO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Você ja se deu conta disso?


Apresentando-me.

Sou o Eng. Bozzetto, CEO da Athos Assessoria em Engenharia de Segurança do Trabalho e desde 2012 estou ajudando várias empresas com soluções em segurança do trabalho.

Tenho formação técnica em segurança do trabalho, engenheiro de produção, especializado em segurança do trabalho desde 1993 com atuação em empresas de grande porte e multinacionais, com resultados atingidos;

  • 5 anos de zero acidentes sem afastamentos;
  • Criador de padrões em segurança do trabalho em consonância com sistema de gestão;
  • 92% de atendimento de requisitos na auditoria do sistema de gestão em segurança do trabalho;

Também sou Perito do Juízo para Varas do Trabalho e Varas Federais com mais de 4 000 diligencias realizadas.


O NOSSO DIA A DIA

A segurança do trabalho é uma área que visa proteger a saúde e a integridade dos trabalhadores, prevenindo acidentes, doenças ocupacionais e riscos ambientais não é mesmo?

Nós profissionais que atuamos nessa área, enfrentamos diversos desafios diários que nos exigem diversas competências técnicas, comportamentais e éticas, que nos são demandados a todo instante pela dinâmica dos processos de trabalho, seja na indústria, agro ou serviço como exemplo, concorda?

O nosso dia nunca será igual a outro, está sendo diferente de ontem e o que será que nos esperará para amanhã?

Já pensou nisso?

Neste e-book, vou trazer a discussão, 10 principais desafios que nos cercam a todo instante no exercício da nossa profissão de prevencionistas e como superá-los.

Curioso né!

Quer saber mais?

Então te convido para continuar a leitura…


  CULTURA DE SEGURANÇA

É o conjunto de valores, crenças, atitudes e comportamentos que visam a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais nas organizações.

Ela envolve toda a empresa, que devem compartilhar a responsabilidade de criar e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Mas para desenvolver uma cultura de segurança do trabalho, é preciso que a empresa adote várias medidas de gestão, como exemplo: política de segurança e saúde no trabalho; gestão de riscos; reconhecer e premiar os trabalhadores em segurança e saúde no trabalho entre outras iniciativas.

Como a cultura de segurança do trabalho é um processo contínuo de melhoria e requer o comprometimento e o engajamento para compartilharem as responsabilidades, não é algo fácil.

Mas pode ser uma tarefa difícil, especialmente em organizações onde a segurança não é prioritária. Convencer colaboradores e gestores a adotarem práticas seguras e mudarem comportamentos arraigados é um desafio constante.


  2º CUMPRIMENTO DAS NORMAS

As normas de segurança do trabalho é um conjunto de regras ou procedimentos para prevenir e reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a saúde e a integridade física dos colaboradores.

O cumprimento das normas de segurança do trabalho é uma obrigação legal e ética das empresas, que devem fornecer as condições adequadas de trabalho de acordo com os riscos da sua atividade.

Por outro lado, o descumprimento das normas de segurança do trabalho pode acarretar graves consequências para as empresas e para os trabalhadores.

Este é um dos principais desafios da nossa profissão, que é conscientizar a empresa e ou trabalhadores para seguir as normas de segurança que muitas vezes, são resistentes ou negligentes por vários fatores.

A nossa tarefa é mudar essa realidade, investindo em ações educativas além de estabelecer uma comunicação em todos os níveis da empresa, ouvindo suas demandas, dúvidas e sugestões para buscar soluções conjuntas


3ºAVALIAÇÃO DOS RISCOS

É aonde são pensadas e implementadas os controle para os perigos e riscos no local de trabalho.

A identificação de riscos é um processo crucial para qualquer projeto, organização ou atividade e não é diferente para a segurança do trabalho.

O seu objetivo é permitir a identificação antecipada de eventos ou condições de riscos para os perigos potenciais presentes nas tarefas, máquinas, equipamentos, produtos químicos, ergonomia, entre outros relacionados ao ambiente de trabalho e é um processo contínuo devendo ser sempre atualizado.

A tarefa de identificar e avaliar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho pode ser complexo, pois diferentes atividades apresentam diferentes perigos, que requer o uso de técnicas diferentes além de um bom planejamento.

O nosso desafio é estar sempre atualizado sobre novas tecnologias, processos e práticas para garantir uma avaliação precisa para obter um bom desempenho na gestão de segurança.


  ENGAJAMENTO DE TODOS

Engajamento em segurança do trabalho é o grau de comprometimento e de participação de todos na organização nas políticas de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Como já vimos, a segurança do trabalho é um tema fundamental para qualquer organização, mas que por vezes não são seguidos, gerando riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Além da cultura de prevenção na empresa, requer também o engajamento de todos na promoção da segurança.

Engajar todos em segurança do trabalho é um desafio que exige planejamento, estratégia e comunicação sendo fundamental para o sucesso das políticas de prevenção de acidentes, na melhoria do desempenho e a valorização das pessoas.

Conscientizar todos o níveis da organização sobre a importância das práticas seguras e garantir sua participação ativa dos programas de políticas é outro grande desafios da nossa profissão.


5º TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

Um colaborador engajado em segurança do trabalho é aquele que participa dos treinamentos, das campanhas e das atividades de conscientização sobre segurança do trabalho;

O treinamento e a capacitação são os caminhos para promover o engajamento em segurança do trabalho que envolvem desde a liderança até a comunicação interna da organização e é um grande desafio para nós profissionais porque:

  1. Desenvolver e implementar programas de treinamento eficazes para os funcionários pode ser uma tarefa complexa. O desafio é garantir que todos compreendam corretamente as informações que passamos para a organização.
  2. Investir em treinamentos periódicos e atualizados que abordem tanto os aspectos técnicos quanto os comportamentais é outro desafio para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança no local de trabalho.

Outro grande desafio é seu, para manter-se atualizado sobre as legislações, as normas e as tecnologias relacionadas à segurança do trabalho, que estão em constante mudança. Nós profissionais em segurança do trabalho devemos acompanhar as novidades e as tendências do setor, participando de cursos, eventos, fóruns e redes de contato como exemplo.


6º AMBIENTES DIVERSIFICADOS

Não é somente as diferenças entre as pessoas, mas também das condições físicas do local de trabalho

Promover uma cultura de segurança do trabalho em um ambiente de trabalho diversificado, que valoriza e respeita as diferenças entre as pessoas, sejam elas de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, religião, deficiência ou outras características que promova a inclusão, a colaboração, a inovação e o desempenho dos funcionários por sí só já é um grande desafio para a organização e especialmente para a nossa profissão, já que nós lidamos com pessoas.

Mas adicionalmente, nós profissionais de segurança do trabalho enfrentamos os desafios dos ambientes de trabalho diversificados, que é muito dinâmico, que contém agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, por vezes condições extremas, espaços confinados, altura e trabalho remotos ou temporário entre outras tantas e diversas situações.


INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTES

Estes eventos ocorrem porque ocorreram falhas no sistema no qual deve ser servir como um aprendizado e evitar eventos futuros.

Investigar um acidente de trabalho é uma tarefa complexa e desafiadora, que envolve diversos aspectos técnicos, legais e humanos para identificar as causas e as consequências do evento, bem como estabelecer as medidas preventivas e corretivas que devem ser adotadas para evitar a sua repetição.

Mas requer de nós habilidades analíticas e de resolução de problemas para superar os desafios na realização desta atividade como exemplo:

  • Falta de informação confiáveis;
  • Resistências para colaborar;
  • Pressão pelas demandas de prazos;
  • Complexidade das relações de trabalho;
  • Diversidade de normas ou regulamentos.

Diante destes desafios, o maior de todos é nosso, para termos e mantermos a postura ética e imparcial, buscar sempre a verdade dos fatos e não culpados.


8º ACESSO A RECUROS

Implica em saber como alocá-los de forma eficiente e rentável, buscando maximizar os benefícios e minimizar os riscos.

Neste desafio, temos que lidar com a pressão e a responsabilidade que envolvem a segurança do trabalho para conciliar as demandas dos trabalhadores, dos empregadores, dos órgãos reguladores e buscar equilibrar os interesses econômicos, produtivos e sociais.

Em algumas organizações, o setor de segurança do trabalho pode ter restrições orçamentárias, o que pode dificultar a aquisição de equipamentos e recursos necessários para a prevenção de acidentes.

É claro que esta questão não depende do profissional e sim da organização.

Mas para nós, cabe apresentar um planejamento das demandas de recursos e quando aprovado, fazer a organização e a gestão do investimento.

Estabelecer a prioridade para investimentos, requer boa dose conhecimentos e análise, seja do profissional ou de uma equipe.


RESISTÊNCIA À MUDANÇA

A mudança é uma constante na vida e no trabalho.

Mas nem sempre é fácil lidar com ela, especialmente quando envolve aspectos importantes da nossa rotina, como as tarefas que realizamos, as pessoas com quem interagimos ou os objetivos que buscamos.

A resistência a mudanças é uma reação natural e compreensível diante de situações que nos tiram da zona de conforto e nos desafiam a nos adaptar a novas realidades. Mas, se não for bem administrada, pode se tornar um obstáculo para as questões de segurança do trabalho.

Mas introduzir novas práticas e procedimentos de segurança pode encontrar resistência de funcionários e gestores, principalmente se eles perceberem essas mudanças como um incômodo ou uma interrupção de suas atividades cotidianas.

O nosso desafio é superar a resistência do medo, ansiedade, mostrar os motivos ou benefícios e ter flexibilidade para uma negociação ou estar aberto ao novo.

Mas devemos transformar as mudanças em oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.


10ª TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A segurança do trabalho é uma área essencial para o bem- estar dos trabalhadores e para o desenvolvimento sustentável das organizações

Outro desafio é manter-se atualizado sobre as legislações, as normas e as tecnologias relacionadas à segurança do trabalho, que estão em constante mudança. Nós devemos acompanhar as novidades e as tendências do setor, participando de cursos, eventos, fóruns e redes de contato mas também é uma oportunidade para melhorar a eficiência e a eficácia que nos auxiliam na gestão, no monitoramento e na melhoria das condições de trabalho.

Não é uma tarefa fácil acompanhar todas as mudanças ou usar todas as tecnologias disponíveis como exemplo: realidade virtual, simulação de senários, inteligência artificial entre outras tantas.

A atualização constante é fundamental para garantir a qualidade e a eficácia das nossas intervenções em segurança do trabalho.


PRINCIPAL ASPECTO: VOCÊ

Nós profissionais em segurança do trabalho precisamos estar preparados para enfrentar esses desafios e encontrar soluções que protejam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, bem como contribuam para a melhoria contínua dos ambientes de trabalho diariamente.

Mas como você está preparado para isso?

Para lidar com essa pressão e essa responsabilidade, você deve desenvolver habilidades emocionais, como autocontrole, autoconfiança e empatia.

Mas não esqueça de você.

Você deve cuidar da sua saúde física e mental, praticando atividades físicas, alimentando-se bem e buscando apoio profissional quando necessário.


 QUER SABER MAIS?

A abordagem foi do ponto de vista do Autor, mas existem outros aspectos a serem considerados.

Por isso disponibilei mo meu blog, outros artigos sobre o assunto e convido você a continuar a leitura.

Pensando na sua facilidade….


Fez sendido para você? 

Me dê um feedback, estou esperando…


 

Eng Bozzetto - Especialista em Segurança do Trabalho

Resolvemos seus problemas com excelência e inovação, para qualquer tamanho de empresa e personalizado para sua necessidade e em qualquer lugar.    

Eng. Bozzetto

Posts Recentes
Nossos Serviços

Assistência Organizacional

Assistência em Pericias

Projetos de Segurança no Trabalho